Ministério da Cultura, Transpetro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam
CINEMATOCA IN-EDIT
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Brega S/A (dir. Vladimir Cunha e Gustavo Godinho – 60min.)
Exibições: 14 e 16/08 às 14h | Classificação: 14 anos


Gravado entre os anos de 2006 e 2009, o documentário Brega S/A fala sobre a cena tecnobrega de Belém do Pará. Feito por artistas pobres, gravado em estúdios de fundo de quintal e com relações profundas com a pirataria e a informalidade, o tecnobrega é a trilha sonora da periferia da cidade. O filme explora a ligação entre a música e a tecnologia popularizada no final dos anos 90 e apresenta personagens como o MC Marcos Maderito, DJ Maluquinho, e os DJs Dinho, Ellysson e Juninho, ídolos das aparelhagens do Pará.
Amazônia Groove (dir. Bruno Murtinho – 85min.)
Exibições: 14 e 16/08 às 16h | Classificação: Livre


O filme revela criadores e tradições musicais da Amazônia paraense, mostrando como essa sonoridade única pulsa na vida de artistas locais. Uma experiência sensorial que dá voz à diversidade musical de uma das regiões mais ricas e pouco conhecidas do Brasil.
Guriatã (dir. Renata Amaral – 86min.)
Exibições: 14 e 16/08 às 18h | Classificação: Livre


O documentário resgata a história de Humberto de Maracanã, um dos maiores nomes do Bumba Meu Boi no Maranhão. Através de imagens de arquivo e depoimentos emocionantes, a vida e o legado do mestre são celebrados como parte essencial da cultura nordestina.
Mestras (dir. Aíla e Roberta Carvalho – 52min.)
Exibições: 15 e 17/08 às 14h | Classificação: Livre


Um mergulho poético na força e na sabedoria das mulheres que mantêm vivas as tradições musicais da Amazônia. Através de histórias como as de Iolanda do Pilão, Bigica e Dona Onete, o filme celebra a resistência e a herança cultural feminina da região.
Concerto de Quintal (dir. Juraci Junior – 80min.)
Exibições: 15 e 17/08 às 16h | Classificação: Livre


Uma homenagem à diversidade musical de Porto Velho, construída a partir das memórias de Silvinho Santos e das rodas de samba nos quintais da cidade. O documentário revela um acervo riquíssimo de fitas K7 e gravações inéditas de grandes nomes da música regional.
O Clube da Guitarrada (dir. Tania Menezes – 57min.)
Exibições: 15 e 17/08 às 18h | Classificação: Livre
Com raízes no carimbó e influência da música caribenha, a guitarrada é o centro deste documentário. A história dos mestres e o surgimento do coletivo Clube da Guitarrada mostram como o gênero se reinventou para novas gerações sem perder sua identidade paraense.